Dicas
APLICAÇÃO DE ARGAMASSA

REVESTIMENTO BICAPA


PLANEZA

Verifique a planeza da base, utilizando uma régua retilínea com 2m de comprimento. Os desvios não devem ser maiores que 3mm em relação à régua. Se em 1m² os defeitos não excederem a 20% são considerados generalizados, neste caso faça a correção pontual deste desvio. Se os defeitos excederem estes limites são considerados generalizados, e a melhor recomendação é refazer este emboço.


ADERÊNCIA DO EMBOÇO

Verifique se a base não apresenta som de cavo (oco) ao ser percutida com um martelo. As áreas soltas deverão ser refeitas.


PRESENÇA DE UMIDADE

A superfície não pode apresentar umidade por capilaridade. Caso ocorra esse tipo de umidade, é necessária a realização de um tratamento apropriado, antes da execução dos trabalhos de assentamento.


PRUMO

Verifique o prumo da base, utilizando um nível de prumo. O desvio de prumo não deve exceder à seguinte medida: altura da alvenaria (em metro) / 900.


DUREZA

Verifique a dureza da superfície em diferentes pontos com um prego. A base é resistente se o risco for superficial. Lembre-se que a base deve apresentar resistência compatível com os esforços a que estará submetida.


CORREÇÕES

Se uma base não for suficientemente resistente aos esforços a que estará submetida, deve-se eliminá-la e refazê-la para aplicação da argamassa colante.


LIMPEZA

As bases devem estar sempre limpas, sem pó, óleo, tinta ou qualquer outra substância que impeça a boa aderência da argamassa colante.

A base de concreto deverá ser escovada (escova de aço), depois eliminar por lavagem de alta pressão tudo o que possa prejudicar a aderência: óleo, desformantes, resíduos de cimento, hidrófugos de superfície.


POROSIDADE

Se a água escorrer sobre a base, ela tem baixa absorção. Se a água é absorvida rapidamente sobre a base, ela é muito absorvente. Nesse caso, molhe a base antes de iniciar a aplicação.

Fonte: Quartzolit